Vale salientar que essa pratica ainda não é um comum no Brasil, mas, é costume em vários outros países ao redor do mundo. O fato de alguns convidados estarem com a grana curta e não quererem lhe dar qualquer troco, ou mesmo ficar em duvida quanto ao valor que deve presentear sem ficar deselegante, também são motivos que não fazem dessa pratica algo tao viável.
No entanto, se você, como é o meu caso, não pode carregar seus presentes, deixe claro em conversa informal com seus convidados. Outra dica é para quem vai disponibilizar listas de presente online, por endereço dos sites, tudo com as devidas informações. No meu caso especificamente pensei colocar assim:
Caros convidados, em função da mudança de estado, não poderemos carregar volumes. Disponibilizaremos sites de compras online com frete grátis a partir de R$100,00 e uma conta para quem preferir presentear em dinheiro. Agradecemos a compreençao de todos.
Direto e objetivo, seguido das informações necessárias (endereço dos sites e dados da conta, se possível um telefone outras informações e duvidas).
Cada noivo pode explicar os motivos de preferir presente em dinheiro, e caso não se sinta a vontade prá por em anexo no convite, uma sujestao é conversar com os convidados mais próximos e falar, claramente, sem rodeios mas, com jeitinho né!? Afinal, seu convidado também pode não ter condição pra presenteá-lo desse modo, da forma que ele crê que o casal merece.
É como sempre digo, é seu casamento, são seus convidados. Você os conhece e sabe mais ou menos o que esperar deles. Se não se sentir a vontade pra pedir presente em dinheiro a todos, uma sujestao é por esse anexo nos convites de pessoas mais intimas.
Agora uma dica aos convidados que presentearem com dinheiro, se não sabe como dizer que fez o deposito, mande um cartão de felicitações ao casal com a notinha de deposito dentro. Simples, útil, objetivo e ainda delicado.
É uma ideia... Inté!!!
***endereço dos sites e dados da conta, se possível um telefone para outras informações e duvidas.
ResponderExcluir